FAQ


01 - Por que o NSC - National Safety Council ?

O National Safety Council é instituição líder mundial em pesquisas e desenvolvimento de programas de qualificação de pessoal para prevenir lesões e doenças laborais.

O National Safety Council  foi criado por um Ato do Congresso dos EUA em 1913. Por  mais de 95 anos o NSC tem sido líder na proteção da vida e promoção da saúde no local de trabalho, na comunidade e no trânsito. Os programas educacionais para atendimento a emergências do National Safety Council são organizados com o objetivo de garantir o mais alto nível de qualidade e atualização técnica e tecnológica.

Os programas de ensino e treinamento do National Safety Council são formatados com linguagem simples e conteúdos que atendem diferentes categorias profissionais, desde trabalhadores de indústrias até médicos, enfermeiros e pessoal que atua nas instituições de resgate.

topo


02 - Como a RTI está envolvida com o NSC?

 

Desde 1994 a RTI - Rescue Training International - Editora Randal Fonseca Ltda. é parceira do National Safety Council no Brasil para os programas de treinamento de Atendimento às Emergências e Direção Defensiva. A RTI tem dedicado esforço operacional sistematizado para identificar, contratar, traduzir, adaptar e trazer para o Brasil os mais recentes e completos programas de ensino e treinamento para qualificar pessoas que desempenham funções no Sistema de Serviços de Emergências Médicas.

 

topo


03 - Sendo instrutor de outra instituição eu posso obter credencial de Instrutor NSC?

Sim. Todos os instrutores que apresentem conhecimento adequado dos conteúdos de Primeiros Socorros, RCP (ressuscitação cardiopulmonar) e DEA (desfibrilação externa automática) e que possam demonstrar competência, experiência e proficiência para ministrar aulas dentro de padrões internacionais, poderão ter a credencial emitida por outra instituição, averbada pelo NSC a título de reciprocidade institucional. A reciprocidade institucional requer que você frequente um Curso de Formação de Instrutor NSC para “encontro de protocolos” e para aprender como empregar o material didático do NSC. Se você estiver interessado na reciprocidade institucional, entre em contato conosco.

topo


04 - Se não sou instrutor de instituição internacional, eu posso ser Instrutor NSC?

Sim. Todos os profissionais com experiência em cursos de atendimento às emergências e ensino médio completo ou curso superior em andamento ou completo podem participar do Curso de Desenvolvimento de Instrutores NSC. O curso contempla os tópicos referentes às metodologias de ensino e aprendizado segundo as Regras e Procedimentos NSC. O Curso de Desenvolvimento de Instrutores NSC ensina o candidato a utilizar os recursos didáticos, estabelecer objetivos e conduzir sessões de aulas práticas com o DVD e a aplicar avaliações. O Curso de Desenvolvimento de Instrutores NSC é conduzido por um Instrutor de Instrutores (Instructor Trainner) indicado pelo próprio NSC.

topo


05 - Como instrutor NSC, devo manter exclusividade?

Não. Você pode ser credenciado por outras instituições, não há obrigatoriedade de exclusividade institucional. O NSC não impõe nenhuma restrição em relação a cursos que você ministre para outras instituições. Porém, os cursos que você ministrar com endosso de outras instituições - que não seja o NSC - não podem ser reconhecidos como cursos NSC.

topo


06 - Como faço para manter minha condição de Instrutor NSC?

Para se manter ativo, o Instrutor NSC deve ministrar no mínimo dois cursos NSC por ano, participar dos eventos de atualizações promovidas pela RTI ou NSC e pagar a taxa da credencial NSC referente a cada tipo de programa que está autorizado a instruir. Caso o Instrutor NSC não tenha cumprido os requisitos indicados para manutenção de sua condição de Instrutor NSC Ativo, deverá participar de novo Curso de Desenvolvimento de Instrutores NSC e solicitar novo registro.

topo


07 - Como faço para renovar anualmente minha credencial de Instrutor NSC?

O aviso de renovação é enviado eletronicamente pela RTI para todos os instrutores NSC (por e-mail). As credenciais de Instrutor NSC são renovadas após a comprovação de pagamento da credencial americana.

topo


08 - Há taxas para renovação da credencial de Instrutor NSC?

Sim. Valores sob consulta.

topo


09 - Quais materiais didáticos devo possuir para ministrar cursos de Primeiros Socorros, RCP e DEA?

Todo Instrutor NSC deverá, obrigatoriamente, possuir um exemplar do livro Primeiros Socorros, RCP e DEA - livro de exercícios, do Guia Rápido de Primeiros Socorros, do Manual e do DVD do Instrutor de Primeiros Socorros, RCP e DEA. Este material está vinculado ao Curso de Desenvolvimento de Instrutores NSC e não está à venda separadamente.

topo


10 - Quando o NSC atualiza o material do instrutor eu tenho que comprar um novo?

Não, em caso de pequenas atualizações ou complementações ao Manual do Instrutor NSC. Sempre que houver alguma atualização no Material do Instrutor NSC, você será comunicado eletronicamente e as atualizações ficarão disponíveis para você no site www.rtibrasil.com, para que você possa fazer “download” imediato e se atualizar. Para isso bastará manter-se como Instrutor NSC Ativo para que sua senha possa abrir a área de acesso privativo do site www.rtibrasil.com, não incidindo custo nem taxa.

Sim, por ocasião de mudanças de diretrizes pelas instituições internacionais de pesquisa, e publicação de novo conjunto de materiais didáticos.

topo


11 - As credenciais NSC são cobradas?

As credenciais e certificados dos cursos NSC são emitidas somente aos alunos que completem o curso com aproveitamento de no mínimo 80% nos exames finais escrito e prático. Ao valor de cada conjunto de credencial e certificado NSC – USA é acrescido de valores de remessa via correio com Aviso de Recebimento.

topo


12 - Qual o prazo de validade das credenciais internacionais National Safety Council?

A validade das credenciais varia de acordo com o curso.
Em sua credencial consta a data do curso e a data de validade.
Antes do vencimento de sua credencial, procure a RTI para fazer a atualização / renovação.

Certificado e credencial de aluno de Primeiros Socorros, RCP e DEA NSC - Validade 2 anos.
Certificado e credencial de aluno de Suporte Básico de Vida para Profissionais da Saúde e de Resgate NSC - Validade 2 anos.
Certificado e credencial de aluno de CEVO II - Validade 2 anos
 
Certificado e credencial de Instrutor de Primeiros Socorros, RCP e DEA National Safety Council
Validade de 1 ano a partir de 31 de junho ou 31 de dezembro, por exemplo:
Credencial emitida no período entre 01 de janeiro e 30 de junho de 2011 = Expiração: 31 de Julho de 2012
Credencial emitida no período entre 01 de julho e 31 de dezembro de 2011 = Expiração: 31 de Dezembro de 2012
Renovação = realização de pelo menos 2 cursos de Primeiros Socorros, RCP e DEA National Safety Council  e pagamento de taxa de renovação NSC

Certificado e credencial de First Responder
Validade de 1 ano, por exemplo:
Curso de 80 horas realizado ao longo de 2010 = Renovação com carga horária de 24 horas em 2012.

topo


13 - Para renovar a credencial, o aluno necessitará adquirir novamente os livros?

Se o programa de treinamento NSC 2ª edição for o mesmo que o aluno cursou, ele receberá o material específico para renovação NSC e deverá passar pelo programa de renovação onde irá recordar todo o conteúdo do programa Primeiros Socorros ou RCP e DEA NSC 2ª edição. Se no período de expiração da credencial NSC, já tiver sido publicado um material didático mais atualizado (3ª edição) em função de mudanças de diretrizes, o aluno deverá receber material novo e o programa de treinamento deverá ser refeito de acordo com o novo conteúdo.

topo


14 - Os programas RCP & DEA NSC estão em conformidade com as diretrizes atualizadas?

Todos os cursos NSC que contemplem conteúdos alusivos a RCP & DEA, estão em conformidade com as mais recentes diretrizes publicadas e aceitas internacionalmente.

topo


15 - Quais são as regras de privacidade nas comunicações on-line com a RTI ?

O site RTIBRASIL.COM está comprometido com o senso de responsabilidade de cidadania e de privacidade nas comunicações com os clientes.

topo


16 - Há regras estabelecidas para uso do site RTIBRASIL.COM?

Todo o conteúdo do site RTIBRASIL.COM como textos, documentos, formulários, publicações, material didático, cartazes, apresentações em PowerPoint, logomarcas e marcas, fotos, ilustrações, gravuras e comentários, são protegidos pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual, com direitos de Copyright reservados aos editores e autores.

topo


17 - Onde o Instrutor NSC poderá dar aulas de Primeiros Socorros, RCP e DEA NSC?

O Instrutor NSC poderá dar aulas: 1 – Nos cursos abertos ao público ou in company promovidos por um dos Centros de Treinamento RTI – Público. 2 – Nos cursos in company promovidos por Empresa cadastrada como Centro de Treinamento RTI – Privado.

topo


18 - O Instrutor NSC poderá promover cursos do NSC sem estar vinculado a uma instituição?

Não. Para ministrar aulas, o Instrutor NSC deverá estar cadastrado junto a um dos Centros de Treinamento RTI, tanto público como privado. O Instrutor NSC poderá prestar serviços na qualidade de profissional autônomo (devidamente cadastrado na prefeitura de sua cidade), como também na qualidade de funcionário ou proprietário de uma empresa que emita a nota fiscal do curso para os seus alunos. 

Todo curso ministrado sob a égide do NSC incorre em responsabilidade pela emissão do certificado do NSC e por isso os materiais didáticos para os cursos somente são vendidos pela RTI para empresas que firmem contrato para aquisição do material que o instrutor utilizará no curso.

O vínculo do aluno se dá tanto com a empresa que adquiriu o material didático, ofereceu e realizou o curso, como também com o Instrutor NSC que ministrou as aulas e solicitou as credenciais para os alunos que alcançaram as metas propostas.

topo


19 - Como posso adquirir os materiais didáticos de aluno para os cursos NSC?

Somente instituições que tenham firmado o contrato de Centro de Treinamento RTI estão autorizadas a adquirir o material didático NSC para oferecer cursos de atendimento a emergências sob a égide do NSC. O material didático do curso do NSC ficará vinculado ao curso oferecido, o qual somente poderá ser realizado por um Instrutor NSC. Os materiais didáticos do NSC não são vendidos de forma avulsa.

Todo curso NSC é oferecido e realizado com vínculo estabelecido entre a instituição, a RTI e o instrutor NSC. É um sistema que tem como objetivo garantir a qualidade do programa e a credibilidade das credenciais emitidas. Os alunos credenciados pelo NSC devem alcançar nível de competência e comprová-los por meio das avaliações teóricas e práticas conduzidas pelo Instrutor NSC.

topo


20 - O que é um Centro de Treinamento RTI Privado?

É uma instituição afiliada ao Sistema de Ensino RTI, autorizada a promover os cursos RTI e NSC de acordo com as regras e procedimentos existentes no termo de responsabilidade para Centros de Treinamento RTI Privado. Os centros de Treinamento RTI Privado são empresas e instituições que ficam autorizadas a adquirirem o material didático NSC para realização dos cursos RTI NSC, com Instrutores NSC Ativos, para o público interno da instituição, ou seja, funcionários, alunos ou sócios. Para afiliar sua instituição entre em contato conosco.

topo