Consultoria RTI

Definições e interpretações do passado e atuais

Definir o que significa um “desastre” de forma fácil e sintética pode ser uma tarefa difícil.  Às vezes um desastre ocorre muito rápido, sem aviso, atingindo pessoas, mas em outros casos o desastre pode ser percebido à distância, no horizonte, onde permanece durante semanas até que se apresente em proporções ameaçadoras.

O termo desastre pode descrever um terremoto, um tsunami, uma erupção vulcânica, mas com os sistemas de detecção de movimentos sísmicos esses fenômenos naturais podem ser previstos, e então o termo “desastre” já não pode ser aplicado sem que se faça uma reflexão, o que nos leva a dar um novo significado à percepção de desastre, dependendo da referência.

Um cano d’água que se rompe pode ser classificado de desastre se atingir equipamentos do setor de comunicações da empresa. Uma tempestade de ventos fortes pode ser classificada como desastre se atingir as linhas da rede de transmissão elétrica ou uma torre de telefonia celular. Se a refrigeração do ambulatório médico da empresa falhar, o evento pode ser classificado de desastre devido às perdas iminentes de medicamentos ou vacinas.

Em um passado recente os empresários tinham dificuldades de encontrar oferta de serviços para desenvolver um sistema de segurança e saúde abrangente para sua instituição. Atualmente a dificuldade se dá em poder selecionar dentre as inúmeras ofertas àquelas que atendam exatamente a necessidade da empresa, fundamentalmente porque será necessário em primeiro lugar identificar o que a empresa realmente necessita, antes de iniciar a busca pelas ofertas que se avolumam.

Elementos da Consultoria RTI

A Consultoria RTI se caracteriza por atuar em primeiro lugar no levantamento sistemático das reais necessidades da empresa e depois na identificação das soluções customizadas, propondo as medidas exatas necessárias, nem a mais e nem a menos. 

A Consultoria RTI tem por objetivo buscar os meios seguros para prevenir incidentes e para controlá-los antes que se expandam, preservando qualidades ambientais e protegendo a vida e o patrimônio de forma sustentável. A sustentabilidade é um processo alcançado com a qualificação de multiplicadores, que por sua vez são desenvolvidos com a aplicação de programas de formação de pessoal específicos, concebidos para atender a demanda dos serviços que integram o sistema.

Segurança depende de sistematização abrangente

É lícito reiterar que a implementação das atividades produtivas, de ordem industrial, comercial ou de serviços, estimula o desenvolvimento das regiões, cria novos postos de trabalhos e traz o desenvolvimento. No entanto, é fundamental entender que os aspectos intrínsecos à segurança não podem se desenvolver sem que sejam promovidas ações que envolvam técnicas e tecnologias afins. É fundamentalmente importante entender que o termo “segurança” é abrangente e deve ser entendido como um conjunto sistêmico que envolve ações de planejamento, qualificação de pessoal, aquisição de equipamentos e adequação de instalações, que devem estar disponibilizados.

Sob esse enfoque, para poder estar à altura de interagir, sem restrições, com ganhos e sem perdas, é necessário alcançar de forma metodológica uma conjugação de esforços de atores sociais, objetivando a implantação dos meios para prevenir e controlar incidentes e atender a emergências na empresa.

Quando ocorre um desastre, acidente, incidente, trauma ou doença relacionada ao trabalho, a empresa tem que contar com um Plano de Emergência, fundamentado em um programa de treinamento desenvolvido, desenhado e aplicado para qualificar o pessoal que deverá agir para administrar a crise. O Plano de Emergência e a implementação dos treinamentos farão a diferença significativa na extensão dos efeitos em termos de perdas patrimoniais (incluindo a imagem), lesões pessoais, e obviamente nos resultados obtidos.

Recursos e experiência internacional agregados à Consultoria RTI

A RTI - conta com profissionais com alto nível de especialização e está associada a instituições norte-americanas que desenvolvem estatísticas, pesquisas e soluções para mitigar sofrimento e perdas patrimoniais.

É importante reiterar que a RTI é parte de um sistema de relações nacionais e internacionais e que conta com um nível abrangente de experiência, a exemplo do National Safety Council.

A Consultoria RTI vem dotada de elementos testados exaustivamente pelas empresas norte-americanas em várias localidades do planeta. A análise para implantação de sistema e processos de segurança física de instalações e bens patrimoniais, contra incêndios, fenômenos naturais e atos de terceiros, contemplam em sua essência a racionalização dos procedimentos de resgate e socorro à vítimas de atividades laborais ou males súbitos de origem patológica.

A RTI desenvolve, de forma customizada, os programas de qualificação que são necessários à consecução das ações identificadas e atendem a legislação vigente. Isso permite racionalizar os recursos disponíveis, tanto financeiros quanto de pessoal, selecionando os indivíduos conforme seu nível de aptidão dentro de arranjos que instituem os serviços de brigada industrial.

A implementação dos projetos somente têm início após terem sido elaboradas as propostas calcadas nos diagnósticos e entrevista com os stakeholders.